A “Coxinha Lusitana” – Luis Sobral (@sobrall)

Esta é a minha contribuição para o Soy Loco por Ti Coxinha.

Assim como os proprietários deste promissor blog, sou um fanático por esta delícia de frango.

Mas não estou aqui para falar sobre o salgado de tradição Brasileira e sim, para falar sobre o salgado que pode ser considerado como a “coxinha lusitana”: o Bolinho de Bacalhau.

Para a minha sorte, pude desfrutar desta maravilha culinária in loco no mês de fevereiro deste ano.

Ao visitar a famosa lanchonete “Pastéis de Belém”, nas proximidades da Torre de Belém em Lisboa, me deparei com algo que não contava naquele momento: um balcão repleto de salgados daqueles que você experimentaria um a um se não tivesse consciência do pecado da gula.

E este misto de batatas, bacalhau e especiarias me pegou pelo coração: por apenas 1,15 euros pude prová-lo e atestar que, mesmo sem coxinhas no recinto, nossos conterrâneos estão bem servidos: não só pelo seu sabor, mas também pela sua consistência (tanto que me senti obrigado a voltar ao local antes de regressar ao Brasil).

Pastéis de Belém – www.pasteisdebelem.pt

Se você não for a Lisboa tão cedo e ficou com vontade, sugiro o Bar Léo, no Centro de São Paulo. Lá, o concorrido bacalhau pode ser acompanhado de um dos chopps mais cremosos de São Paulo.

Bar Léo – www.barleo.com.br

Rua Aurora, 100 – Sta. Ifigênia – São Paulo – servido somente às quartas (happy hour) e sábados (almoço).

Luis Sobral tem 27 anos, é Publicitário, editor do blog www.perigodegol.com.br e gosta de dar pitacos em gastronomia de profundidade.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A “Coxinha Lusitana” – Luis Sobral (@sobrall)

  1. Gabú disse:

    Só uma ressalva: Bolinho de Bacalhau não é Coxinha!!!!
    Mas tudo bem, eu gosto também, e muito…
    Bom Off-topic

Deixe um comentário

