Coxinha de Bueno de Andrade

Peço sinceras desculpas aos pelo atraso no post. A verdade e que eu precisava de um tempo para digerir (mentalmente) a maravilha que foi essa degustação.
Dia 25 de janeiro estive fora da cidade para fugir das comemorações da cidade. Mentira. Estive em São Carlos (235 km de São Paulo) para comemorar meu 2º ano de formado.
Como um complemento ao churrasco fomos para uma cidadezinha do lado; mais especificamente Araraquara, possuidora de um distrito assaz curioso… Passando pela rua que vai e que volta, encontrei uma coxinharia curiosa. eis a foto:
O aspecto do lugar era confuso: lembrava uma merceraria/bar/padaria do tipo que só existia em sampa quando éramos pequenos. O lugar era minúsculo. Mas o que era mais estranho era a fila do lugar: parecia uma dessas temakerias da moda que ficam 20 pessoas na fila quando se tem uma outra mais barata e mais gostosa vazia do lado. Tinha umas inacreditáveis vinte pessoas. E olha que só cabem 5 na fila de dentro.
Agora as notas:
Yudi
Casca 10
Massa
Leveza 9
Tempero 10
Espessura 9.5
Frango
Compactação 9
Tempero 8
Quantidade 9.5
Qualid. Do Desfiado 9.5
Conjunto da Obra Formato 9.5
Oleosidade 8
Sabor 9.5
Tamanho 9.5
Total 111

Custo: R$ 2,50

Yudi: Não quero ser megalomaníaco, mas esta foi a melhor coxinha da minha vida. A massa É espetacular, e a crocância da casca… sensacional. Me apaixonei. Foi então que fui conversar com a dona Sônia. Cuja receita de coxinha fará 10 anos em março. Vejam eu com ela aí:

Seguindo a não-linearidade do texto, fui visitar a cozinha enquanto proseava com dona Sônia. A cozinha é um salão atrás da venda; e é enorme. Acho que a cozinha dela manteria (pela tamanho e pela quantidade de mantimentos) um exército inteiro por ns pa. A venda na frente é só para dar o charme. É possível comer sua coxinha na frente do lugar, nos banquinhos da praça. Do lado também existe um salão que devem caber umas 150 pessoas. No fundo, gramado, quiosque e um laguinho artificial com carpas. Bem charmoso. Coma sua coxinha e dê uma voltinha com a patroa antes de pegar a estrada novamente.
E a dona Sônia é de uma simpatia que somente em Bueno de Andrade vc encontraria. Um anjo de pessoa, super atenciosa: falou de detalhes da melhor coxinha do mundo (modesta opinião minha) que são inshareáveis para o ser humano comum.
VALE OU NÃO VALE: Se vale? Vale a viagem toda. Aliás, num lugar que se vc pedir uma coxinha, não vão te oferecer nada com carne de boi, nem de peixe, nem carne de leite, somente a legítima e original, já tem metade do caminho andado. E na famosa coxinha de Bueno de Andrade, a outra metade também está garantida.

 

Bar e Mercearia do Freita
Av. Fernando Nilo Rodrigues, S/N – Bueno de Andrada
Araraquara,SP

Anúncios
Esse post foi publicado em Avaliação, Bueno de Andrada, Coxinha, Pelo Interior, Yudi e marcado , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Coxinha de Bueno de Andrade

  1. É incrível como as melhores iguarias da baixa gastronomia estão escondidinhas onde você menos imagina. E esse também é o mote do nosso blog: desenterrar esses verdadeiros tesouros culinários.

    Tá certo que a gente curte uma podreira também, mas enfim…

    Passem por lá sempre que puderem.

    Abraços!

    • Gabú disse:

      E ae Pessoal do Fast Food de Pobre. Perambular pela baixa gastonomia é uma arte, devo concordar com vocês que muita coisa boa está BEM escondida, mas a surpresa tende a ser bem agradável. Eu tmb gosto de uma podreira de vez enquando…rs

  2. danilo disse:

    Ja tinha visto uma materia sobre essa coxinha, certeza q um dia irei come-la.
    abraços

    • Gabú disse:

      Danilo, essa coxinha é boa pacas, vale cada mordida. O Yudi comeu ela fresquinha lá em Bueno e trouxe mais duas para nós provarmos, e mesmo depois de 24 horas ela ainda estava super saborosa, eu fiquei com vontade de pegar o carro e ir até lá provar in loco.. Abraçcos

    • Gabú disse:

      Danilo, essa coxinha é boa pacas, vale cada mordida. O Yudi comeu ela fresquinha lá em Bueno e trouxe mais duas para nós provarmos, e mesmo depois de 24 horas ela ainda estava super saborosa, eu fiquei com vontade de pegar o carro e ir até lá provar in loco.. Abraçcos

  3. Naty disse:

    Hummm fiquei com àgua na boca! Que vontade!
    E outra coisa…….. que gatinho vc é hen? rsrsrsrsrs

    Beijosss

  4. Marco Gomes disse:

    Olá pessoal!!

    Muito legal o blog de voces.
    Tambem sou fissurado em coxinha e outros salgados de bom gosto!!!

    Procurei na busca, mas não localizei. Gostaria de deixar minha dica para visita à pastelaria YOKOYAMA, fica na Av. Lins de Vasconcelos. Eles tem outros endereços, mas a de lá é a melhor, masssa de batata maravilhosa, o receheio é justo, o preço nem tanto. Mas com certeza vale a pena a visita, até pelos outros inumeros salgados que a casa oferece.

    Abraços.

    • Gabú disse:

      Olá Marco, valeu pela visita e pelo comentário. Realmente não fomos ainda a YOKOYAMA, na verdade nem sabíamos dela. Agora que vc deu a dica com toda certeza iremos lá para provar. Abraços

  5. Marco Gomes disse:

    Opa….. já que valeu a dica, seguem as infos do local:
    http://www.pastelariayokoyama.com.br/
    Av. Lins de Vasconcelos, 1365 – Aclimação

  6. Fernanda disse:

    A coxinha de bueno de andrade é realmente muito boa. Mas para mim é a segunda melhor, a da padaria real em sorocaba é fenomenal…

  7. verisssss disse:

    Parabéns pelo post! Ficou muito legal! Visitar a cozinha de restaurantes deve ser uma das coisas mais legais a se fazer. E que coxinha gigante!

    bjs!

  8. Alan disse:

    Vou lhe dizer uma coisa! Essa coxinha realmente é muito boa!
    Bem eles tem um molinho tambem que é coisa de outro mundo.
    Outro fato legal é a variedade de sabores de coxinha que eles tem no local… tem de carne, quatro queijos, bacalhau, camarão, frango sem colorau, frango com colorau, frango com catupiry, brocolis, entre outros….
    Um fato a se atentar é que ao pedir a coxinha de quatro queijos à um macete… morda a coxinha e deixe o oleo de dentro escorrer ehehehehhe.
    Outro fato que tambem deixa a coxinha muito saborosa é a massa de batata que eles utilizam lá…. lembra um pouco um sabor de batatafrita hehehehehe.
    bem é isso ai
    Aconselho a todos o recinto, tantoo pelo sabor como pelo preço.
    Abraços

    • bagnaresi disse:

      Alan,

      Obrigado pela visita!
      Agora… Coxinha de quatro queijos nao é coxinha! Nem a de carne, bacalhau… So falta você me dizer que coxa creme é coxinha!
      Estamos esperando mais comentarios seus!

      Um abraço!

      • Alan disse:

        ahahhahah com certeza nao é coxinha…. lá eles chamam assim
        ahahahah

        Abraço

  9. Francisco disse:

    Primeiro vou fazer uma correção ao seu post…
    Araraquara não é uma cidadezinha, ela é 1ª cidade na lista das melhores cidades do Brasil feito pela FIRJAN ( Federação da Indústria do Rio de Janeiro), na região central é a cidade que mais gera emprego depois de Ribeirão Preto.

    Agora quanto as coxinhas de Bueno, realmente elas são muitos boas, não há nada semelhante aqui na Capital. Para aqueles que forem passar pela Washington Luiz, vale a pena fazer o desvio pela rodovia Araraquara-Matão para comer a coxinha!

    • Gabú disse:

      Olá Francisco,

      O termo cidadezinha, referente a Araraquara, foi uma liberdade poética no nosso Pequeno Gafanhoto. Não nos entenda ou nos interprete mal.
      Quanto as coxinhas, realmente elas valem esse desvio no caminho. São muito saborosas. Eu não as comi in loco mas nosso amigo nos trouxe duas e comemos, e até frias elas ainda eram boas..

      Abraços e Volte sempre…

  10. Márcia disse:

    deixo uma sugestão: entre em contato com o programa “Mais Você” e indique esta coxinha pra o quadro “Tem que ir na Ana Maria Braga”, já que ela é tão boa acho que vale a pena indicar.

  11. minhacontaemriscoiane disse:

    Quando mudei pra Araraquara tive a oportunidade de conhecer essa verdadeira IGUARIA que é a coxinha de bueno. Já cheguei a pegar fila com mais de 50 pessoas mas fiquei lá firme forte, sem as minhas coxinhas de lá eu não saía! Elas são SENSACIONAIS, sublimes! Opto sempre por ela COM COLORAU. Pra mim dá um toquezinho a mais. E aquele molho, gente, quequeéaquilo?? Divino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s